sexta-feira, 18 de junho de 2010

CONHECIMENTOS

Viagens, trocas de conhecimentos, vivência em outros lugares, é isso que o intercâmbio oferece aquele, que se propõem a viver em um país com costumes diferentes.

O intercâmbio é a troca de conhecimento entre pessoas de países diferentes. No decorrer dos anos o intercâmbio, ganhou força entre estudantes ou pessoas que estão apenas interessadas em conhecer outras culturas, tradições, costumes.
Para que isso ocorra, o intercâmbio pode ser alcançado, em cursos de idioma ou profissionalizantes, como também no colegial ou faculdade e até mesmo em uma pós- Graduação. O estudo feito nestes países é uma forma de em pouco tempo aprender o que demoraria um bom tempo. Assim no caso do idioma é uma forma de fixar a fala e os costumes na mente para sempre, e ir se aperfeiçoando cada vez mais.
É também uma forma de valorizar o currículo do estudante profissionalmente, principalmente para empresas multinacionais ou que são importadoras e exportadoras de mercadorias. Estás empresas além de observarem a fluência da língua estrangeira, observam também a flexibilidade e agilidade que o intercambista adquiriu.
Apesar dessa movimentação, ser mais procurada entre os jovens de 15 á 25 aos qualquer pessoa que tenha o interesse por adquirir este conhecimento, pode fazer o intercâmbio. E isso está aumentando a cada dia entre idosos e adultos. E não é necessário está em uma formação acadêmica para realizar este movimento, basta se adaptar com a necessidade da pessoa.
Antes de arrumar as malas, para encarar a aventura é necessário, checar tudo, pois cada país tem uma forma de receber estrangeiros, vistos nos passaportes, vacinação em dia, entre outras.

O que fazer?

Fazer um intercâmbio não é apenas ir para outro país para estudar ou trabalhar, a finalidade é de você se transformar, ou seja, ao partir para uma viagem de intercâmbio, seja ela cultural acadêmica ou há trabalho, o intercambista deve estar disposto a se transformar, já que muitas trocas de conhecimentos o farão crescer, podendo ser pessoalmente, profissionalmente ou até mesmo emocionalmente.
Para alguns especialistas, quando uma pessoa sai do seu país de origem onde tem todos os seus costumes, com amigos e famílias, para viver em outro país totalmente diferente da sua realidade, a pessoa tende a voltar ao seu país com uma visão contraria do que tinha antes da viagem, se tornando assim uma pessoa diferente, quem sabe talvez melhor.
Então antes de mais nada é necessário conversar com os responsáveis, para depois poder pensar muito bem para onde ir, ter o conhecimento básico do país escolhido, sua história, costumes, lugar onde possa se hospedar, custos e muitos outros. A ideia é chegar ao país sem maiores problemas, a organização neste caso é fundamental.
No caso dos custos, o valor do intercâmbio vai depender do programa escolhido. Por isso antes mesmo de escolher um programa é necessário que tenha a noção de quanto poderá gastar.
Algumas agências de intercâmbios no Brasil que tem programas de intercâmbio para países na América Latina chegam a cobrar de 2.000 a 3.000 reais, para ficar no país de 6 a 18 meses.
Já no caso da hospedagem existem varias formas, a mais em conta é a de encontrar uma família que possa lhe abrigar. Está opção já é fechada pela agência ou as empresas particulares, e com isso é uma forma de se adaptar melhor, aos costumes e a vivência neste mundo diferente.
O alojamento, neste caso uma república são mais fornecidas pelas universidades que neste caso oferece o intercambio. Agora quem tem uma base financeira melhor, pode alugar um imóvel, mais os gastos são maiores.
Os países mais escolhidos na América Latina para intercâmbios é Argentina, Colômbia, México entre outros. Além dos países norte americanos, Estados Unidos e Canadá, que são as principais escolhas, entre os jovens latino-americanos.
Agora você que tem o intuito de fazer um intercâmbio, basta pesquisar muito bem, colocar todos os gastos no papel, preparar tudo, arrumar as malas e BOA VIAGEM!


Curiosidades

  • Renda extra: Alguns países incentivam o trabalho dos jovens intercambistas, com serviços leves nos momentos livres. Muitas vezes os trabalhos são de babás para garotas, garçons para os garotos ou vendedores em lojas. Assim os jovens conseguem um dinheiro extra que pode lhe ajudar nas despesas.
  • Lembrar sempre: Quando traçar o seu rumo de intercâmbio, é bom lembrar que estará deixando tudo para trás, amigos, famílias e costumes. E que a partir daí, terá início á nova fase da sua vida.
  • Não Esqueça: Antes da viagem, estude o país que irá te acolher durante o tempo que você desejar, isso ajudará na convivência do seu dia a dia, além de te ajudar a superar alguns preconceitos que poderá sofrer por estar em um país diferente.
  • Moradia: A alternativa mais barata é encontrar uma família para morar com ela, neste caso algumas agências já tem esse tipo de pacote. Desta forma você pode se adaptar aos costumes muito mais rápido.

    Por Renata Esméria

Nenhum comentário:

Postar um comentário