segunda-feira, 7 de junho de 2010

Localização da reserva.


O Aquífero Guarani é um reservatório natural de água doce em formações geológicas porosas e permeáveis, que contribui para o abastecimento de rios e nascentes.


O Aquífero Guarani tem 1,2 milhões de quilômetros quadrados de área, que se estende a Argentina, Paraguai e Uruguai, sendo que 70% dele em território brasileiro nos estados do RS, SC, PR, SP, GO, MT e MS. Ele contribui, inclusive, para que o Brasil detenha as maiores reservas de água doce do planeta com, aproximadamente, 12% do total.


Apesar de ter um recurso tão valioso de água doce como este e, principalmente, a sua relevância em um cenário de escassez no planeta, que vem sendo agravada com as perspectivas de um hipotético aquecimento global, não existe, efetivamente, uma política de proteção e de racionalização do uso dessas reservas.

A própria Lei de Resíduos Sólidos que se arrasta no Congresso Nacional há pelo menos 20 anos, atenderia este objetivo, pois, o aquífero está sob áreas densamente povoadas e de “agricultura industrial” super intensiva, quando se sabe que os resíduos e o lixo, além de adubos químicos e defensivos agrícolas se infiltram no solo e já podem ter comprometido ou contaminado sabe-se lá quanto deste reservatório.


Existem, inclusive, especulações que associam à presença de tropas norte-americanas no pais vizinho, Paraguai, a intenções nada amistosas e/ou respeitosas com relação a água do Aquífero Guarani, diante das cada vez mais alarmantes previsões de escassez de água no planeta, logo, a ausência de uma política de proteção e regulamentação do uso dessas reservas que envolva tambem os demais países da fronteira é incompreensível.

Para saber mais sobre o Aquífero Guarani acesse: http://www.oaquiferoguarani.com.br

Por Rafael Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário