sábado, 19 de junho de 2010

O Brasil líder na América Latina


Por que o Brasil é uma potência sul-americana.

O Brasil nos últimos oito anos do governo Lula está cada vez mais consolidado como grande potencia política da America Latina e considerado por todos os seus vizinhos como o líder do continente .Saberemos a partir de agora como o país conseguiu o seguinte posto e quais os principais acontecimentos econômicos e sociais discutidos com especialistas nas suas áreas.

O país obteve ascensão econômica e social nos últimos anos e a partir dessas melhorias se tornou o líder na America Latina ,sendo assim, podendo interferir em diversos assuntos relacionados ao continente e participando ativamente em diversos assuntos ,mas ,para conseguir o posto atual houveram mudanças nos caminhos políticos da nação ,que saia de um governo de um sociólogo como líder que era Fernando Henrique Cardoso , que em seus dois ele buscou novos caminhos para que o Brasil assumisse definitivamente o posto de primeiro pais latino americano porem seus mandatos ficaram marcados negativamente .

O primeiro foi marcado pela denúncias de corrupção, dentre as quais merecem destaque as acusações de compra de parlamentares para aprovação da reeleição e já o seu segundo mandato foi marcado pela famosa Crise do Apagão, tornando ,assim o Brasil como um dos países mais desacreditados do mundo e da America do Sul .
Após a saída do sociólogo quem assumiu a posto de mandatário da nação era um operário ,chamado Luiz Ignácio da Silva conhecido como (Lula) e a partir disto os foco econômico do pais foi direcionado para o crescimento e a estabilidade econômica do Brasil.

Para o economista JOSE EDUARDO DE MORAES PINTO, que é formado pela PUC-Campinas ,e atualmente professor na área de Economia da universidade-UMC , disse como esta a economia nos últimos com as seguintes palavras: “ eu acho que nesses últimos dezesseis anos de Real agente já aprendeu um pouco com os erros que cometemos no passado e que hoje em dia ninguém pense em uma mudança que seja sempre para o avanço de nossa nação e daqui pra frente sempre melhorando e rotrocesso não concerteza”.

Para o economista também quando perguntado sobre qual o principal fator que influenciou economicamente para que o Brasil assumisse o posto de líder a America Latina , José cutucou o pensamento político do Brasil desde o inicio de tudo com a seguinte resposta: “Demoro um pouco pra gente aprender aproximadamente uns 500 anos(...risos), mas que não temos como fugir pelo tamanho territorial do pais o grande fator econômico é o passado na questão da exportação de café e de cana-de-açúcar sempre seremos um pais agrícola e sempre dependeremos disso para que sempre haja um balança comercial positiva”. Assim o economista vê o crescimento da economia do país como líder.

Já para o sociólogo Aurélio Eduardo Nascimento Formado pela PUC –SP a 14 anos o sociologo e coordenador do centro de histórico de São Paulo o Aurélio comentou um pouco como o é o Brasil na questão social e também o posto do pais atualmente com as seguintes palavras: “O Brasil nos últimos doze quatorze ou até mesmo nos últimos dezesseis anos estamos longe do ideal mas que caminha bem e esta crescendo mesmo com o governo considerado atualmente por mim como o menos voltado para a área social e sim voltado para a área econômica e mesmo com o governo pífio na minha área vejo que as pessoas do Brasil estão se conscientizando ao longo dos anos ”.

O sociólogo também falou um pouco sobre o a situação na america latina e também sobre os diversos povos do continente , com ênfase no futuro e os tipos de governos existentes no momento da seguinte forma “Eu vejo coisas com olhos mais esperançosos espero não estar iludido a questão da America Latina pra mim tem uma coisa que eu diria que até que é uma quebra narcísica na relação de poder constituído nos últimos anos as imagens hoje dos grande representantes do poder politico são novas caras e novos pefis étnicos e de classe e que é uma força que demarca o povo que é tão diferente da America latina e que o poder esta mais mestiço e mais da terra é uma nova cara interessante para o futuro quanto ao governo atual espero que mude porque este ultimo foi horrível pelo menos na questão social do nosso pais”. Com estas seguintes palavras o sociologo definiu seu pensamento.

Precisamos resgatar o poder como meio a serviço de objetivos humanos. Só este é ético. É imperativo, pois, eleger políticos que não façam do poder um fim em si e para seu proveito, mas uma mediação necessária para realizar o bem comum, a partir de baixo, dos excluidos e marginalizados.
O atual governo tem todo um discurso, repetido à exaustão, tanto sobre o combate à pobreza ,porem não exerce de fato o que repete e a cada governo que passa os problemas em relação pobreza aumentam mais e mais.

Por fim o jovem sempre deverá buscar cada vez mais as questões políticas e sociais no pais , para que assim apenas haja crescimento e não retrocesso .Porque o que vimos nos últimos anos é um Brasil líder na America Latina mais ainda sim com muitas pessoas sem emprego,moradia,educação e saúde portanto fica a dica a todos e pensem nisso!

Por Bruno de Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário