sexta-feira, 18 de junho de 2010

A OUTRA FACE DA AMERICA LATINA

Lugares fascinantes, pouco conhecidos pelo homem e com características únicas se escondem nos mais remotos países e movimentam mais da metade da economia.



Durante muito tempo o destino de quem quer se aventurar com uma mochila nas costas ou até mesmo passar boas férias em um lugar diferente foi a Europa. Mas há um tempo o mundo vem descobrindo a America Latina. Além de ser uma viagem mais em conta, as surpresas e as histórias das pequenas e grandes cidades tem atraído muitos jovens em busca de novas sensações.
Países como Chile, Argentina, Uruguai, Peru e Bolívia já estão inclusos em roteiros que tiram o fôlego entre passeios em meio a neve, cachoeiras milenares que guardam riquezas naturais e cidadelas cheias de encantos com culinária peculiar e bastante tempero. Embora esses países sejam marcados mundo a fora pela pobreza, pela desigualdade e alguns pela ditadura política, as portas para o turismo estão abertas e levam para nativos e forasteiros uma esperança de que a beleza guardada na natureza pode despertar um novo olhar sobre essa região.
Já é tradicional uma temporada de esqui no mês de julho em Bariloche, ou um passeio histórico pelos país andinos. Mas que tal se aventurar num passeio pelo Deserto de Sal no Paraguai? Viajando um pouco mais conhecer a Patagônia, um dos lugares mais remotos do mundo, embalado por uma música típica ver o pôr –do- sol que com um tom alaranjado emociona e embala paixões de todos os cantos.

POR ONDE COMEÇAR?

Para os estudantes, mochileiros, que não estão com aquela grana toda para embarcar a dica é começar pelos lugares mais próximos, que fazem fronteira com o Brasil ou que tem uma passagem mais barata. De avião para Santiago do Chile, pode-se encontrar passagens de até R$ 700 ou, pra quem quer ir de busão, a passagem pode ficar até pela metade desse preço. Chegando lá, a dica é procurar um Albergue que se encaixe no orçamento. Antigos casarões foram reformados e recebem esse tipo de viajante por uma quantia que equivale R$ 10 a diária. Não é muito difícil se virar em um pais assim, as pessoas são humildes e até de pouca instrução, mas falando um pouquinho da língua já dá para conhecer lugares bem diferentes.
Quem quer um pouco mais de conforto, uma viagem bem planejada com direito à guia turístico e hotel estrelado, pode procurar uma agencia de viagem mais próxima e traçar seu próprio roteiro. Uma viagem de 7 dias por 3 países da America Latina pode sair mais barato do que viajar para o nordeste brasileiro, por exemplo.

IMPORTANTE SABER!

Em toda e qualquer viagem para outro país, é importante conhecer um pouco mais sobre seu roteiro e coisas como o valor da moeda local, a língua, as leis que podem ser diferentes das nossas. E mais do que isso, se preocupar com a segurança na viagem. Algumas cidades são bastante violentas e dominadas por gangues que desafiam até a policia local, quem não tem tanta estrutura para coordenar brigas e ataques. Turistas, são sempre alvo principal de aproveitadores.
A America do Sul possui lugares que são reconhecidos mundialmente por suas belezas, como o Caribe e as praias brasileiras. O próximo passo é deixar conhecer outros segredos de um lugar tão singular no planeta. Hoje, a verba destinada ao turismo e a melhoria das condições de estradas e cidades para receber visitantes, corresponde a 9,2% do PIB desses países. O Brasil e a Argentina são os que mais investem no turismo para o mundo, mas, a falta de preparo dos profissionais da área e criminalidade, típica dos países de terceiro mundo, ainda assusta muito os turistas que vem em busca da tranqüilidade comum de pequenas cidades.
Dadas as devidas informações, é hora de colocar o pé na estrada, a mochila nas costas ou embarcar no avião e conhecer nossos vizinhos tão ricos naturalmente como nós e se dedicar a entender um pouquinho mais da história de lugares tão fascinantes que estão perto de nós.

NÃO DEIXE DE IR!
  • Mar Del Plata – “La Feliz” (Argentina) - Mar del Plata é uma cidade por demais bonita, que vale a pena visitar pelo menos um fim de semana completo, com praias extensas de areia grossa e ondas fortes, muita infra-estrutura e uma avenida beira mar que é a inveja de muitas cidades do mundo.
  • Peru Além de Machu Pichu - Descubra a região peruana menos explorada por nós brasileiros: o norte. Seja indo à Huaraz e o mágico Parque Nacional Huascaran, repleto de lagoas azuladas e picos nevados, ou à Trujillo, com o balneário de Huanchaco e as ruínas de Chan Chan. Prove algumas das especialidades da culinária nacional, dentre elas o cebiche, a truta e o cuy. Sempre acompanhados de uma Cusqueña geladíssima ou um pisco sour quando o calor permitir.
  • San Miguel de Allende (Mexico) - Fica a apenas 272 km ao norte da capital do México e pode-se chegar facilmente até a cidade em excursão ou mesmo de ônibus. É o lugar ideal para se passar um final de semana cultural ou romântico. Alem de possuir belíssimas praias o lugar é considerados um dos mais belos do mundo.
  • Parques Nacionais (Bolivia) – Como a infra-estrutura deixa a desejar, a melhor pedida é conhecer os parques belíssimos que possuem grande diversidade de animais, arvores e cachoeiras. Fora de La Paz, pode-se visitar pequenas tribos que ficam em meio a essas reservas.

Por Camila Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário